O leilão de carros recuperados de financiamento é um tipo de leilão onde o banco/financeira recupera o veículo que não foi pago durante o financiamento. Sendo assim, o credor pode colocar o automóvel à leilão.
Anúncios
Dessa forma, como o banco quer receber o dinheiro o melhor a se fazer é vender o carro por meio de um leilão. E quem está com pouco dinheiro para investir em um carro 0 km, comprar carros devolvidos por bancos, é uma opção a ser considerada.
Anúncios
Inclusive, na maioria das vezes esses carros se encontram em boas condições, sendo uma via de mão dupla. Onde ganha o banco e também ganha quem comprou o automóvel por um preço bem abaixo da tabela. Saiba mais!
O que Você Precisa Saber sobre Leilão de Carros Recuperados de Financiamento
Você tem dúvidas se o carro de leilão vale a pena? Pois saiba que você não é o único. Essa é uma dúvida recorrente entre muitas pessoas que analisam as formas mais vantajosas de fechar um bom negócio.
Afinal, um veículo não significa luxo há muito tempo, sendo uma necessidade para qualquer pessoa. Principalmente se for para trabalhar, onde o mesmo precisa aguentar o tranco do dia a dia.
Por isso, é preciso escolher um veículo que garanta não só um bom preço, como também, uma manutenção barata. Se um automóvel 0 km está fora do seu alcance, saiba que essa é uma realidade de muitos cidadãos.
Logo, nem todo mundo consegue comprar um carro 0 km, e muitas vezes tem que optar por carros usados. É aí que entra o leilão de carros recuperados de financiamento, onde o carro é usado mas pode estar bem conservado.
Pois bem, esse tipo de negócio pode trazer aos interessados um investimento mais barato, e ainda garantir um menor risco de cair em golpes. Uma vez que a negociação é feita diretamente com o banco.
No entanto, é preciso conhecer o processo de compra e ter atenção a alguns detalhes. Para saber como participar de leilões de carros de financiamento, vamos esclarecer como ele funciona a seguir.
Como Acontecem os Leilões de Carros?
O leilão de carros recuperados de financiamento acontece de forma online ou presencial. O banco geralmente anuncia o leilão em seu site oficial e disponibiliza os lances. Daí, o cidadão que dá o melhor lance leva o produto para casa.
Vale ressaltar que o pagamento deve ser feito à vista e no prazo estipulado pelo banco. Além disso, existem valores adicionais como a comissão de 5% do trabalho do leiloeiro, os custos de documentação e o guincho do veículo em alguns casos.
Por fim, a origem do carro será sempre uma operação financeira em bens que foram financiados por pessoas físicas que não efetuaram o pagamento das parcelas e assim, a instituição levou o carro para leilão.
4 Dicas para Arrematar Carros Recuperados de Financiamento em Leilões
Essas dicas para arrematar carros recuperados de financiamento em leilões vão te ajudar a fazer o melhor negócio, com segurança sem causar surpresas futuras. Veja logo abaixo:
1 – Leia o edital
Todo leilão de carros recuperados de financiamento possui um edital onde estão descritas as informações referentes às regras do leilão, valor das taxas, estado do veículo, multas, débitos, etc.
Leia o edital com atenção para evitar qualquer mal entendido após a compra do veículo. Pois às vezes não é possível devolver o carro para o leiloeiro podendo gerar multa contratual.
2 – Avalie o carro pessoalmente
Se possível, avalie o carro pessoalmente para verificar seu estado de conservação. Se você não estiver muito seguro, pode levar um mecânico da sua confiança para te ajudar a fazer a avaliação.
Lembrando que não existe test drive em leilões então, será possível avaliar apenas marcas na pintura, amassados ou outra irregularidade visível.
3 – Atenção às taxas
Além do preço do lance final, podem existir taxas a serem pagas na compra do veículo, que são: porcentagem do leiloeiro, taxas administrativas e outras que variam de acordo com o leilão.
4 – Faça a consulta do histórico do veículo
Em leilão de carros recuperados de financiamento é preciso consultar o veículo, uma vez que ele é usado. No site do Detran você consulta a situação do veículo por meio do Renavam e evita problemas antes de fechar o negócio.
Nessa consulta, é possível verificar os dados cadastrais do veículo, como sinistros, roubo e furto, débitos, multas, restrições e outras informações. Além disso, existem sites onde é possível consultar também o Score de leilão.
O Score é uma pontuação atribuída aos veículos que possuem passagem por leilão. Dessa forma, você saberá a origem e o estado do veículo no ato do leilão. Como também, pode consultar a porcentagem de perda do valor de tabela.
Retirada do veículo
Após ganhar o leilão, o arrematante passará pelo processo de registro e arrematação em leilões de carros recuperados de financiamento. Onde o veículo é retirado pelo próprio arrematante.
Para fazer a retirada, é preciso apresentar o auto de arrematação do leilão e o seu documento de identificação com foto original legível. Depois, o novo proprietário registrará o veículo em seu nome no Detran.
No Detran deverá ser pago as taxas exigidas e apresentar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV). Bem como, o comprovante de pagamento das taxas.
Por fim, o novo proprietário deve legalizar o veículo em até 30 dias após o arremate, se passar do prazo pode pagar uma multa. A transferência pode levar até 90 dias até ser concluída.
Vantagens de Comprar Carros Recuperados de Financiamento em Leilões
As vantagens de comprar carros recuperados de financiamento em leilões, é que geralmente eles são vendidos por preços mais baixos do que o valor de mercado.
Podendo encontrar ofertas com valores iniciais de até 50% abaixo da tabela Fipe. Além disso, fica livre de financiamentos e não compromete o orçamento mensal com longas parcelas, apenas com a manutenção do veículo.
Conclusão
Agora que você já conhece os pontos para participar de um leilão de carros recuperados de financiamento.
Que tal dar uma olhadinha nos leilões que estão acontecendo na sua cidade para fazer o melhor negócio?! Só não esqueça de seguir as nossas dicas!
Sou especialista em desenvolver sites e apaixonado por tecnologia. Escrevo sobre aplicativos e tecnologias há mais de 3 anos para vários portais, inclusive para o consultaraqui.com!