Leilão de Carros Usados – Consultar Aqui
Avançar para o conteúdo

Leilão de Carros Usados

  • por

Anúncios

Anúncios

Um leilão de carros usados permite comprar veículos com valores abaixo de 70% do preço de mercado. Por isso, esse tipo de negócio pode ser muito vantajoso. Contudo, é preciso estar atento a alguns detalhes.

Anúncios

Os detalhes estão nas condições físicas do veículo e em relação às pendências na documentação do mesmo, como por exemplo, débitos de IPVA e multas.

Mas se você quer adquirir um automóvel pela metade do preço, isso será um detalhe.

Diante dessas informações iniciais, vamos abordar com mais detalhes como fazer um bom negócio, passando por todas as etapas de um leilão de carros usados. Acompanhe no decorrer da leitura. 

Como Funciona um Leilão de Carros Usados 

Como dito anteriormente, essa modalidade para adquirir um veículo pode trazer várias vantagens, e a boa notícia é que você consegue comprar um veículo 70% mais barato do que os valores de mercado. Acompanhe mais!

Mas antes de mais nada, vamos explicar como funciona um leilão de carros usados. Geralmente eles são classificados como leilões judiciais ou extrajudiciais. O que os diferencia é a forma de pagamento e a posse do veículo.

Os leilões judiciais, tratam-se de veículos apreendidos em processos investigativos e criminais ou de pendências na justiça trabalhista ou cível. Nesse primeiro caso, o veículo está em nome da pessoa que teve o carro apreendido. 

Sendo assim, é preciso contratar um advogado para transferir o automóvel e acompanhar os devidos trâmites legais desse processo. Portanto, é uma modalidade um pouco mais burocrática.

Já o leilão extrajudicial, por sua vez, não envolve a justiça. Por exemplo, pode ser uma empresa se desfazendo da sua frota de automóveis, ou querendo renová-la. Esse tipo de leilão é mais simples, ou seja, comprou, levou.

Não existem trâmites legais que dependam da validação de um juiz, para que o carro seja liberado. Dessa forma, a venda é praticamente direta sem nenhuma intervenção externa. 

Como Participar de um Leilão de Carros Usados?

O passo a passo para participar de leilões de carros usados é muito simples, uma vez que existem inúmeros eventos desse tipo pelo Brasil todo. A forma mais comum é procurar na internet se há leilões de carros na sua cidade.

Dessa maneira será mais fácil encontrar modelos diferentes em variados sites, uma vez que leilão de carros usados online permite o alcance maior de pessoas e de variedades.

Mas também ainda existem os leilões presenciais de bancos, concessionárias, empresas, do Detran e etc. Geralmente, o presencial é anunciado no próprio site das organizações informando a data e o horário para os interessados.

Vale destacar que a maioria dos leilões disponibiliza um edital com as informações e especificações dos modelos dos carros, bem como, disponibilizam os valores para os lances.

Os eventos online solicitam que ao entrar no site, os interessados preenchem um cadastro prévio para então fazer seus lances. Já nos presenciais esse cadastro não é necessário, e os lances são feitos durante a apresentação dos valores no local.

Dicas para Arrematar Carros Usados em Leilões

Se você quer fazer um bom negócio, que tal ficar de olho nessas dicas para arrematar carros usados em leilões? Então, acompanhe com atenção esses conselhos valiosos.

A primeira dica é ter cuidado com os golpes de sites falsos, infelizmente isso é muito comum hoje em dia e tem muita gente que foi vítima de criminosos que anunciam carros, recebem os lances e somem.

Por isso, só entre em sites confiáveis de leilão de carros usados, como por exemplo os leilões da Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Banco Pan e de empresas que possuam o selo de autenticidade da Aleibras.

A Aleibras é a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil, essa associação representa as mais respeitadas operadoras de leilões de veículos do Brasil. Ao entrar no site de algum leilão do seu interesse verifique se há o selo da Aleibras.

Ou você pode entrar no site da associação e verificar quais são os membros que são associados, e assim, checar a credibilidade da organizadora e fazer o arremate de um veículo de forma segura e garantida.  

Outra dica é ler com atenção o edital e consultar o nome do leiloeiro responsável no site da Junta Comercial do seu estado. Lá você vai encontrar os dados do leiloeiro, telefone para contato e o número de matrícula.

Vantagens de Adquirir um Veículo de Leilão

As vantagens de comprar carros usados em leilões depende muito, no caso de leilões extrajudiciais os preços variam entre automóveis recuperados de bancos e os veículos que sofreram sinistros.

Ou seja, aqueles veículos sinistrados de seguradoras e instituições públicas ou privadas que são os grandes frotistas. Estes, possuem bons descontos em relação à tabela FIPE.

No caso de leilões judiciais, os valores são nivelados e possuem descontos que variam entre 50% e 70% do preço de mercado, que é avaliado pela própria Justiça. Portanto, em ambos os casos ainda existem vantagens na hora de pagar.

No entanto, essa modalidade possui uma desvantagem que é ter que pagar o valor do carro somente à vista, e ter que arcar com despesas de reparos mecânicos a serem feitos no veículo.

Processo de Registro e Arrematação em Leilões de Carros Usados

Depois de dar o seu lance e arrematar o veículo, é preciso seguir os trâmites do processo de registro e arrematação em leilões de carros usados. Uma vez que após a compra, é expedido o Auto de Arrematação.  

O Auto de Arrematação será expedido por um juiz, no caso de leilão judicial, e assinado pelo leiloeiro ou empresa organizadora. Já nos casos de leilão extrajudicial, esse documento deve ser assinado pelo credor ou proprietário. 

Por fim, o arrematante deve se dirigir ao Detran da sua cidade no prazo de trinta dias para fazer a vistoria do veículo, a transferência e a emissão do documento do automóvel.

Conclusão

Agora que você conheceu todas as etapas para comprar um carro usado de leilão de forma segura, veja se essa opção é a melhor escolha para fazer um bom negócio, analisando os pontos mais importantes que foram apresentados aqui.