No leilão de carros batidos há a chance de economia da ordem de 30% na aquisição de um bem durável e que serve para a família toda.
Anúncios
Neste artigo, abordaremos as questões advindas dessa escolha, saber diferenciar um carrão de um problema, além de evidenciar esse último.
Anúncios
Como Funcionam os Leilões de Carros Batidos
Normalmente cada leilão de carros batidos é realizado por uma casa especializada autorizada judicialmente. Eles são marcados pelos leiloeiros públicos oficiais designados pelos juízes.
O interessado deve saber como participar de leilões de carros batidos. Aqueles que estão no auditório participam por voz. Já os que estão participando de forma eletrônica devem realizar um cadastro prévio de pelo menos 24 horas.
Participando de leilões de carros batidos – passo a passo
- Previamente os veículos são fotografados e vistoriados nos pátios. Segue-se a isso, o loteamento, organização das informações em lotes específicos;
- O leiloeiro apresenta o veículo, bem como fornece informações sobre suas características e condições;
- É estipulado um preço inicial e os compradores vão elevando os valores com os seus lances;
- Após o arremate, a responsabilidade sobre o veículo é transferida para o novo dono. É fundamental que ele tenha examinado bem o item, o processo de avaliação de carros batidos em leilões é parte fundamental do sucesso da venda e satisfação do cliente.
- Confirmado o pagamento, o comprador vai até um despachante credenciado à leiloeira para solicitar a transferência do automóvel para seu nome;
- Por último, o despachante entrega ao comprador o e-CRV (Certificado de Registro de Veículo). De posse deste, o arrematante pode tirar o veículo do pátio da leiloeira.
Vantagens e Desvantagens de Comprar Carros Batidos em Leilões
A essa altura, o internauta já sabe bem como participar de leilões de carros batidos. Agora é o momento de colocar na balança os prós e os contras.
Vantagens
- O preço é bastante acessível, sem dúvida, uma das maiores vantagens de comprar carros batidos em leilões;
- Possibilidade de finalmente realizar um sonho;
- Graças ao custo-benefício maior, há a possibilidade de conseguir um veículo de alta qualidade a um preço menor;
Desvantagens
- Risco de fazer um mau negócio. O comprador de leilão de carros batidos deve levar um especialista para ver o veículo junto devido aos reparos em carros batidos, comuns e corriqueiros nesse processo; ;
- Verificar se o preço do conserto não vai inviabilizar a aquisição do bem móvel;
- Pagamento à vista;
- Há seguradoras que não aceitam segurar esse tipo de veículo.
Processo de Avaliação de Carros Batidos em Leilões
Com o intuito de minimizar os riscos de comprar carros batidos em leilões, deve-se fazer uma análise minuciosa das anormalidades:
- Enquadrar o dano do carro em pequena ou média monta. O primeiro é menor, uma parte externa danificada. O segundo, maior, afeta partes externas, estruturais e mecânicas;
- Se houver itens de segurança afetados, como colunas, travessa de reforço ou longarina, deve-se desistir da aquisição;
- Comparar bem o preço médio do carro com o valor de compra;
- Com a ajuda de um funileiro e mecânico, saber os reparos necessários ao veículo;
- Somar o valor do conserto com o valor de compra do item;
- Analisar se, com o uso, não vai demandar manutenções periódicas no veículo;
- Na revenda, a desvalorização vai de 25% a 45%;
- Conseguir um seguro ou financiamento vai ser uma tarefa inglória.
Reparos em Carros Batidos – O que Você Deve Saber
É nesse ponto que o leitor vai ficar fera em reparos em carros batidos. Há quatro tipos principais de problemas em colisões:
- Amassados e amolgadelas: os danos ao corpo do carro. Aparentemente afetam somente a parte externa;
- Problemas de alinhamento: Gera desgaste irregular de pneus e das peças de suspensão, aumento do consumo de combustível, veículo instável na hora de dirigir e problemas elétricos;
- Problemas de suspensão: ela traz a estabilidade e o equilíbrio necessários;
- Sistemas de monitoramento com defeito: são modernos, mas dependem de sensores de veículo frágeis, que serão afetados em uma colisão.
Para escolher uma oficina adequada para reparos em carros batidos, vale seguir as sete dicas abaixo:
- Receba indicações de amigos e familiares;
- Fazer uma pesquisa comparativa entre mecânicas. Exigir um orçamento formal com os serviços a serem executados, peças com defeito e valores unitários. Não pode faltar também a mão de obra;
- Preze pelo aspecto visual da oficina: limpeza, estado dos aparelhos e organização;
- Solicitar um documento que detalhe as condições gerais do carro, como quilometragem e nível de combustível;
- Exija que as peças trocadas sejam originais e novas;
- Veja se a oficina tem todos os recursos para fazer o reparo ou se necessita de serviços de terceiros, o que coloca o veículo que se acidentou sujeito a multas, roubos e avarias;
- O prazo de garantia do reparo em carros batidos é de 90 dias. Caso haja algum problema futuro, o cliente, de posse da nota fiscal, pode ter o reparo feito gratuitamente, receber o seu dinheiro todo estornado ou ainda ter de volta a diferença de valor entre o que foi contratado e o que foi executado;
Riscos de Comprar Carros Batidos em Leilões
Receber gato por lebre não é nada bom. Mas vamos identificar aqui os problemas do felino e os riscos de comprar carros batidos em leilões:
- Frustração: fazer um alto investimento para depois descobrir que o carro tem um problema crônico devido a uma batida é dose:
- Perda financeira: a desvalorização é imediata;
- Problemas mecânicos: normalmente são fruto de uma batida. Mas, se o monstro de lata não foi bem reparado, vão surgir outros problemas mecânicos decorrentes;
- Danos estruturais: eles podem e vão colocar em risco a aderência e estabilidade do automóvel e, por conseguinte, a segurança dos ocupantes.
Conclusão: Faça uma Escolha Informada ao Comprar Carros Batidos em Leilões
Agora você está preparado para participar de um leilão de carros batidos. Há as vantagens e desvantagens de se comprar um veículo dessa natureza.
Todavia, há sempre a possibilidade de encontrar o veículo dos seus sonhos através de um “garimpo” de modelos.
Sou especialista em desenvolver sites e apaixonado por tecnologia. Escrevo sobre aplicativos e tecnologias há mais de 3 anos para vários portais, inclusive para o consultaraqui.com!