A portabilidade de financiamento de veículo permite que o consumidor transfira o seu financiamento para outro banco. Dessa forma, é possível conseguir melhores condições de pagamento.
Anúncios
Então, se você deseja realizar esse tipo de contrato saiba que é um procedimento legal e muito comum. Principalmente se o consumidor está com dificuldade de pagar as prestações e procura por melhores taxas no mercado.
Anúncios
Quais são os Requisitos Essenciais para uma Portabilidade de Financiamento de Carro?
Como dito anteriormente, transferir o seu contrato de financiamento para outra instituição financeira pode ser uma boa opção, para quem procura descontos mais atrativos no pagamento das parcelas.
Por isso, vamos explicar como fazer a portabilidade de financiamento de veículo, e esclarecer como funciona todo esse processo. Pois bem, o consumidor pode trocar a dívida do seu carro de um banco para outro.
Isso acontece da seguinte forma: a nova instituição quita o débito do cliente com o banco anterior, e depois efetua um novo contrato de operação com o mesmo. Desde que traga mais vantagens para o consumidor.
Vale ressaltar que a principal condição dessa operação é quando o novo banco oferece melhores condições de pagamento que o banco anterior. Como por exemplo, taxas de juros mais baixas com Custo Efetivo Total (CET) menor.
Quais são os Requisitos Essenciais para uma Portabilidade de Financiamento de Carro?
Quem deseja fazer a transferência do seu financiamento deve estar atento às regras e requisitos para portabilidade de financiamento de carros. Uma vez que as instituições financeiras exigem documentos específicos, entre eles estão:
- Número do crédito a pedido do banco que deve ser gerado pela instituição inicial;
- Documento de identificação com foto: RG ou CNH;
- CPF, número de telefone e e-mail;
- Contrato da operação.
Para a instituição credora inicial com quem o consumidor solicitou o crédito primeiro, será preciso apresentar os seguintes documentos:
- Proposta de financiamento oferecida pela nova instituição, com a descrição da taxa de juros, prazo de pagamento e custos operacionais;
- Descrição dos juros de correção das prestações que serão pagas;
- Informações da nova credora.
O que é preciso pagar para realizar o processo da portabilidade de financiamento de veículo? A regulamentação da portabilidade de financiamento prevê que não podem ser cobrados dos clientes valores para esse tipo de operação.
O prazo de pagamento do financiamento muda após a portabilidade? Não, se o contrato anterior foi parcelado em 48 meses, este prazo não sofrerá alteração. A principal alteração será a taxa de juros, que impacta no valor total da dívida.
O banco pode negar o pedido de portabilidade? Caso o prazo de pagamento da nova instituição não seja superior ao já praticado pela anterior, ele não pode recusar o pedido do cliente para transferir a dívida.
Caso isso aconteça, o consumidor pode procurar a instituição com a qual deseja fechar o novo contrato para saber qual o real motivo da negativa. Se a justificativa apresentada não for plausível, o cliente deve recorrer a alguns canais específicos.
Como por exemplo entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou a Ouvidoria do banco anterior. Também é possível deixar sua reclamação junto ao Banco Central do Brasil.
Dicas para Encontrar as Melhores Taxas de Juros na Portabilidade de Financiamento
Se você deseja fazer a sua portabilidade, basta seguir essas dicas para uma portabilidade de financiamento bem-sucedida, acompanhe:
- Pesquise a instituição financeira desejada: a primeira etapa é pesquisar pelas financeiras regulamentadas pelo Banco Central. Dessa forma, é possível realizar simulações de portabilidade e encontrar as melhores condições de pagamento que se adequem a sua realidade financeira.
- Solicite os documentos: solicite à atual instituição financeira os documentos relativos à operação vigente, como: cópia do contrato, saldo devedor e data do último vencimento da operação.
Melhor dica antes de fazer o pedido da portabilidade: é aquela em que o consumidor esteja comparando taxas de juros em portabilidade de financiamento de veículos, nas mais variadas instituições possíveis.
Passo a passo para fazer a portabilidade
Agora que você já sabe as dicas para conseguir as melhores taxas para fazer sua portabilidade, confira agora como realizar a sua solicitação:
1. Faça o pedido de portabilidade
Ao encontrar uma boa oferta de portabilidade e que se encaixem no seu orçamento, realize o pedido no banco desejado onde o pedido será enviado à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
Após o registro na CIP, o banco tem até cinco dias úteis para entrar em contato com o mesmo e oferecer uma renegociação.
Feito isto, ele deverá informar as condições de pagamento mais vantajosas para o futuro cliente, e se a proposta for aceita será dado início ao processo de portabilidade.
2. Analise o contrato
A nova instituição financeira enviará o contrato ao cliente com as devidas cláusulas e esclarecimentos sobre as penalizações em caso de inadimplência, bem como, cobrança de multas e juros por atraso.
3. Quitação dos débitos
Quando o banco inicial envia as informações do cliente para o novo banco, ele deve quitar quaisquer débitos pendentes do seu novo cliente. Uma vez que os custos não podem ser repassados ao consumidor, sendo de responsabilidade das próprias instituições.
4. Formalização do contrato de portabilidade de financiamento
Depois de feita a transferência entre as instituições e a quitação do débito do consumidor, a atual credora tem até dois dias úteis para emitir o documento. Este documento deve atestar a efetivação da portabilidade e concluir sua formalização.
Benefícios e Processo da Portabilidade de Financiamento Automotivo
Quais são os benefícios de fazer a portabilidade? O primeiro deles é: economize dinheiro com a portabilidade de financiamento de veículos. Uma vez que é possível encontrar taxas de juros mais baixas durante o pagamento das parcelas.
Os pontos mais vantajosos da portabilidade de financiamento são: redução do valor total da dívida, diminuição do valor da parcela, mais organização para o seu orçamento mensal e a oportunidade de crédito numa nova instituição bancária.
Conclusão
Espero que essas informações tirem suas dúvidas esclarecendo como funciona o processo de portabilidade. Dessa forma, você pode usar essa opção para amortizar as parcelas do seu financiamento e aliviar ainda mais o seu bolso.
Sou especialista em desenvolver sites e apaixonado por tecnologia. Escrevo sobre aplicativos e tecnologias há mais de 3 anos para vários portais, inclusive para o consultaraqui.com!